How to deal with anxiety and stress

11/10/2016 08:00:00 da manhã

Há alturas em que parece que está tudo contra nós... A vida torna-se monótona, os problemas surgem todos de uma vez, ninguém nos compreende... A negatividade nos consome de tal maneira, que perdemos a noção de tudo... Tudo se torna cinzento e só queremos poder ficar fechados no nosso próprio mundo, sem ninguém para nos julgar.
Quando isto acontecer, conseguimos passar facilmente por cima destas situações, se assim o quisermos! Pode tornar-se muito difícil, pois chega a uma determinada altura em que parece que por mais fortes que tentemos ser, e por mais que tentemos ultrapassar as barreiras, não conseguimos simplesmente porque achamos que nada mais faz sentido. 
Aprendi, com o tempo, que existem formas de ultrapassar a ansiedade e o stress, de forma a voltarmos a ficar estáveis com as nossas coisas.
Eu tenho facilmente ataques de ansiedade, que me fazem perder mesmo os sentidos e tudo mais, mas honestamente, só os tenho quando algo não está bem comigo. Quando isso acontece, a primeira coisa que faço é sentar-me e respirar fundo, de forma a que a minha respiração não se descontrole e que não fique com falta de ar ou coisas assim parecidas. Isto também resulta com a ansiedade 'normal' e com o stress. 
Existem aqueles dias em que por alguma razão nos sentimos super stressados, ou porque temos muita coisa para fazer, ou porque algo nos irritou nesse dia... O melhor e a primeira coisa a fazer é sem dúvida inspirar e expirar... De seguida, questiona-te o porquê de estares tão stressado ou com ansiedade. Será que vale a pena? Será que não é só um 'problemazito' de nada e estamos a fazer uma tempestade num copo de água? Pergunta a ti mesmo se vale a pena ficares nesse estado pela razão que estás. 
Algo que aprendi, é que às vezes, as coisas acontecem porque de alguma forma nos irão fazer crescer ou aprender. Não foste aceite naquele emprego que até querias muito? Por alguma razão foi... Se calhar nem ia ser o teu emprego de sonho. Não conseguiste entrar no curso de universidade que pretendias? Talvez não fosses mesmo gostar daquilo. Não ficaste com a pessoa que supostamente gostavas muito? Talvez não fossem destinados. Tudo acontece por um motivo, o importante é saber analisar as situações calmamente e sem grandes stresses.
Eu própria stresso, e muito! Na hora em que as coisas acontecem sou a verdadeira que explode as emoções e parece que me transformo no Hulk. Mas depois percebo que isso não merecia o meu tempo perdido...
Quando algo assim acontecer, procura formas de te distrair desses problemas.
Fala com uma amiga ou um amigo. Tenta fazer algum exercício que te relaxe, seja meditar, caminhar ou até mesmo praticar box (para alguns pode resultar ehehe). Ouve uma playlist com músicas que gostes muito, faz a tua receita favorita ou vai comer fora. Compra uma peça de roupa que querias à muito tempo ou simplesmente lê um livro com uma boa história.
O importante é procurar atividades que te façam deixar calmo de novo, para retomares a tua vida sem grandes chatices.
Sei que não é fácil, ao começo, mas no fim valerá a pena. 
E TODOS nós temos recaídas. Todos nós temos dias que não queremos sair da cama e empaturrar chocolates e ver séries, a chorar e a pensar "porque é que eu estou a passar por isto?". Não te vás abaixo, tens todo o direito de ter um momento para chorar, para 'deitar tudo cá para fora', mas quanto mais te fechares nesse mundo cinzento, mais difícil será sair dele.
Vive a tua vida, aproveita cada dia com um sorriso no rosto e verás que tudo se tornará mais fácil. Nunca deixes os pensamentos consumirem o teu estado de espírito, porque assim nunca alcançarás a felicidade de viver.

(image via we heart it)

Espero que tenham gostado desta pequena (grande) reflexão.

xoxo, sandrafaela

You Might Also Like

4 comentários

  1. Com a chegada do frio, da chuva e dos dias pequenos tenho muito momentos em que me sinto deprimida. Tudo me parece muito cinzento mesmo.... Obrigada pelo post! beijinhos
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  2. O stress dá-me cabo do estômago. Ainda agora estou com uma gastrite exactamente por causa do stress no trabalho.
    Beijinhos*
    Confissões de uma Pecadora

    ResponderEliminar
  3. Eu já sofri imenso de ansiedade, no entanto, agora aprendi a controlar-me. A focar-me no sítio certo. O importante é não entrarmos em pânico, o que às vezes é muito difícil!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ResponderEliminar
  4. Com esta vida tão agitada que levamos, é difícil conseguirmos escapar. Temos é de conseguir dar a volta, por mais difícil que seja. Força na sua luta <3

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada por me acompanhares aí desse lado :)

Caso tenhas alguma dúvida basta deixar um comentário e a resposta será dada na caixa de respostas.