How to save money

11/03/2016 08:06:00 da manhã


Definitivamente que não sou a melhor pessoa do mundo para ser exemplo neste tópico, mas tenho tentado ao máximo pôr as dicas que vos irei dar em prática.
Todas nós dizemos "preciso de poupar dinheiro", mas raramente o conseguimos fazer porque não vemos os pequenos gastos e onde podemos poupar.
Cá vão as minhas dicas, espero que sejam úteis!


1. Tomar o pequeno-almoço em casa.
Vá, eu sei que adoram ir àquela pastelaria com uns bolos fantásticos, e até parece que é baratinho, mas façam lá as contas de todos os bolos que comem nessa semana ao pequeno-almoço. Pois... Faria toda a diferença na vossa carteira, né? Até eu gosto de ir tomar o pequeno-almoço fora, sou sincera, mas quantas mais vezes o fizer em casa, mais dinheiro irei poupar. Acreditem que faz uma grande diferença.

2. Aponta todas as tuas despesas.
Seja comprar uma água ou seja uma pechincha qualquer a 1€, marquem todas as vossas despesas em algum sítio. Todos os cêntimos vão fazer a diferença no final do mês, por isso, se tentarem anotar todos os gastos vão ter uma ideia do que têm gasto que foi um bom investimento e/ou vice-versa.

3. Faz um orçamento.
Estipula todos os gastos fundamentais que terás nesse mês. Pode ser o combustível do carro, a luz/água/renda da casa, o carregamento do telemóvel... Esses gastos essenciais devem já estar estipulados, e assim será mais fácil ver o dinheiro que terás para gastar e poupar.

4. Encontra e faz pequenas poupanças.
São imensas as pessoas que gastam imenso dinheiro por dia em café, lanches, almoços... Pequenas coisinhas que parece que não mas fazem uma diferença significativa. Assim sendo, a minha dica é reduzir nos cafés que tomam por dia e/ou tentar tomar café em casa. Os pequenos lanches acabam por ficar careiros, por isso nada melhor que levar de casa. Os almoços também, quando possível, era fantástico que levassem de casa. Quando não tiverem a hipótese de levar de casa, tentem arranjar opções económicas mas que valham a pena. Não adianta estar a comer barato ao almoço se dali a uma hora estão cheios de fome e vão gastar mais dinheiro a comer. O ideal é comer uma refeição completa que vos mantenha satisfeitos por umas boas horas.

5. Compra apenas o que precisas.
Há uma diferença em comprar o que precisas vs o que queres!
O truque é por exemplo fazer uma lista de compras quando se vai ao supermercado, onde temos o essencial estipulado. Acontece imensas vezes até ir às compras e pensar "eu quero os m&m's", não preciso deles, mas quero os m&m's. E lá gasto mais uns euros que podia guardar na carteira.
Obviamente que uns miminhos de vez em quando sabe sempre bem, mas devemos ter cuidado e diferenciar querer de precisar.

6. Dorme no assunto, e dorme mais uma vez no assunto.
A famosa regra das 48 horas.
Por vezes, vemos uma peça de roupa e pensamos "é o casaco perfeito, quero", e até compras o casaco, usas uma vez e depois fica arrumado no guarda-roupa. O truque para evitar estes acontecimentos é dormir no assunto. Vemos a peça de roupa ou seja o que for, e não a compramos na hora. Se dali a dois dias o tal casaco ainda estiver na tua cabeça e o quiseres muito então vai buscá-lo. Acontece-me imensas vezes perceber mais tarde que afinal seria um erro se tivesse comprado algo na hora.

7. Deixa os cartões em casa.
A sério, quantas e quantas vezes eu saía de casa com pouco dinheiro com a intenção de gastar pouco, e acabava por pensar "Oh, vou só levantar 10 eurinhos", e acabava por gastar muito mais...
Se deixarmos o cartão multibanco em casa vamos gastar muito menos dinheiro em coisas desnecessárias.

8. Evitar stress spending.
Há dois tipos de mulheres quando estão em baixo ou stressadas: as que gastam dinheiro a comer, e as que gastam dinheiro em compras.
Vamos lá colocar uma coisinha na cabeça meninas, há tantas formas de aliviar mágoas e sentimentos negativos, seja a dar uma caminhada, a fazer uma aula da yoga ou meditação com dicas online, ver um filme (em casa), falar com um amigo... Existem imensas atividades que se podem fazer sem ter de se gastar dinheiro.

9. Cancelar subscrições.
Ainda existem imensas pessoas que estão subscritas nas demais revistas que existem, e nem as lêem. Têm subscrições no spotify e nem utilizam... Dá uma olhada nessas coisas e se houver algo que estejas a pagar e nem te importas com isso, acaba com a subscrição.

10. Organiza o teu espaço.
Quantas e quantas vezes compraste uma t-shirt branca, e descobriste mais três idênticas no fundo do armário?
Tenta, pelo menos uma vez por mês, dar uma arrumadela ao teu guarda-roupa, secretária, armários, etc. Dessa forma irás estar sempre a par do que tens e não vais estar a fazer compras desnecessárias.

11. Regra dos 10 segundos para tudo.
Isto aplica-se a tudo. Seja ir comprar seis pães à pastelaria, seja dar cinquenta cêntimos a um mendigo... Devemos pensar pelo menos 10 segundos em algo a que estamos prestes a gastar dinheiro. Com esta técnica, já poupei alguns trocos.

12. Dá uma "lembrança visual" à tua vida.
Com isto a minha ideia é colocar à vista dos teus olhos os teus goals. Pode ser guardar dinheiro para algo, pagar isto, receber aquilo... Seja o que for, faz a lembrança visual a coisas importantes, de forma a que nunca te esqueças de nada e possas alcançar os teus objetivos.

Espero que tenham gostado das dicas. Tenho posto em prática e sem dúvida alguma que me ajudam imenso, mesmo que seja só para poupar uns troquinhos, já vale a pena.



xoxo, sandrafaela

You Might Also Like

6 comentários

  1. Entendo perfeitamente :) Jamais os iria deitar fora por serem tão intemporais quanto são... Apenas lhes dei um up :P
    Obrigado :D

    Ótimas dicas. Aqui em casa também se aponta tudo :P

    NEW TREND ALERT POST | MEN/WOMAN: Faux Fur For Winter.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Tenho problemas sérios nesta matéria. Sou shopaholic assumida! Obrigada pelas dicas! bjs
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  3. Achei as tuas dicas fantásticas! Mesmo :)
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  4. Por acaso nunca usei essa regra dos dez segundos, vou começar a experimentar!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // facebook // instagram //

    ResponderEliminar
  5. Ahahah é verdade sim senhor. E ainda bem que está a tornar-se assim :D

    NEW TIPS POST | Brittle Nails: The Solution.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. São dicas realmente úteis, tenho de começar a seguir algumas delas :p

    ResponderEliminar

Obrigada por me acompanhares aí desse lado :)

Caso tenhas alguma dúvida basta deixar um comentário e a resposta será dada na caixa de respostas.