How to Manage Time

12/06/2016 12:28:00 da tarde

Ao longo dos anos, fui amadurecendo e percebendo que o tempo é, sem dúvida alguma, algo de muito precioso. O problema é que devem existir pessoas como eu, que dizem não ter tempo para nada, mas depois ficam até ao meio dia na cama, na esperança de fazer tudo o que há para fazer durante a tarde e a noite... Não é que não seja possível, mas acordar cedo é sem dúvida o segredo para organizar o dia e o tempo da melhor forma.
Por estas razões, é que hoje vos trago umas dicas muito simples para vos fazer ter o tempo do vosso dia um bocadinho mais organizado.


Local de trabalho específico e organizado.
Adoro chegar a casa e ir para a secretária responder aos vossos comentários e navegar pelas "internets". O único problema, é que por vezes a secretária é o local de encostar tudo. Roupa do dia anterior, bolsas, livros, papeis... Tudo fica amontoado nesse sítio. Obviamente que isto nem sempre me acontece, só mesmo naqueles dias mesmo de stress. O segredo para isto é então tentar arrumar sempre tudo no seu local. Quando possível, olhar para a papelada toda que está na secretária e ver o que faz falta estar ali, e o que pode ser arrumado ou o que pode ir para o lixo. Quanto a roupas e bolsas, já se sabe né, roupa suja para lavar, bolsas penduradas no sítio certo e casacos no guarda-roupa. Algo simples mas que, feito todos os dias, nos pode poupar imenso tempo no dia-a-dia para realizar as nossas atividades.

Planear cada dia com objetivos alcançáveis.
Não adianta irmos planear o nosso dia, e colocar mil e uma atividades para realizar, quando só uma ou duas pode ser realmente concretizada. Opta apenas por duas a três atividades (no máximo) por dia para realizar e caso ainda sobre tempo, podes então optar por relaxar ou terminar tarefas pendentes. Como se costuma dizer, mais vale fazer pouco e bem, do que muito e mal. Um passo de cada vez.

Determinar o tempo a ser dispendido em cada atividade.
Eu gosto de ter uns 15 minutos por dia para pelo menos organizar o meu quarto. Faço a cama, arrumo roupas sujas e lavadas, arrumo casacos ou seja o que for que estiver no sítio errado. Não se perde tempo nenhum em fazê-lo, e, parecendo que não, muda completamente o nosso humor porque chegando a casa à noite, verás que tens o quarto arrumadinho e não precisas de te stressar tanto.
Eu falo em quarto, mas podemos falar em qualquer outra coisa. Podes determinar um tempo em que, enquanto estás na casa-de-banho pela manhã a arranjares-te, no final tens 5 minutos para arrumar produtos, limpar tudo o que sujaste, entre outras coisas.

Fazer o pior primeiro.
Isto resulta comigo quando é dia de arrumar a casa. Obviamente que preferia começar por arrumar o quarto por ser mais fácil, mas iria chegar a um ponto em que a vontade para arrumar o resto não era nenhuma, e acabaria por me deitar no sofá a fazer seja o que for, perdendo então imenso tempo de um dia em que poderia ficar tudo no lugar. Seja algo no trabalho, seja em casa, seja a fazer compras, o mais difícil deve ser feito primeiro. Parece que não, mas irá poupar imenso tempo do vosso dia.

Estabelecer prazos.
Andar a alastrar prazos é a pior coisa que se pode fazer. Não só prejudica mentalmente, como também irás andar a perder cada vez mais tempo em acabar e não acabar alguma coisa. O melhor é ter um prazo específico e fazer de tudo para acabar nessa data. Mesmo que exija mais esforço, ficará feito e não haverá mais dias a serem gastos nessa atividade.

Anotar horas, prazos e tarefas.
Por vezes o ideal não é confiar no nosso cérebro, visto que pode ser muito traiçoeiro. Devem ser anotadas todas as horas que estão estabelecidas para uma determinada tarefa, bem como os seus prazos. Seja responder a e-mails, pagar alguma coisa, ir às compras, estudar para um teste...

Começa, e acaba.
Não sejam como eu, que começa quatro tarefas, e depois não as acaba... Ainda é pior deixar quatro tarefas por realizar do que realmente nem começá-las.
Se deixarem para depois, correm o risco de nunca mais conseguir acabar essas tarefas a tempo. Começa uma tarefa de cada vez, e termina-a antes de começar qualquer outra. Fará imensa diferença no vosso tempo, porque por vezes são coisas que em 10 minutos estão feitas.

Pequenos intervalos.
Sou a típica pessoa que quando não está num dia bom, não há vontade de fazer posts, de me arranjar, de nada. Portanto, nesta categoria sou pró para vos dar conselhos. Faz somente as atividades que são necessárias realizar. Não adianta tentar fazer tudo porque o resultado final não será o desejado, visto que a vossa produtividade não está no ponto certo, e isso poderá vos irritar e deixar ainda mais em baixo. 
Enquanto que realizam essas atividades mesmo importantes, vão fazendo pequenos intervalos, seja de 5 ou 10 minutos, para poderem arejar as ideias e conseguir focarem-se mais facilmente no que estão a fazer.
Como já referi aqui, não vale a pena tentar fazer tudo de uma vez porque o resultado pode ser pior... Um passo de cada vez.

Realiza, pelo menos, uma coisa produtiva por dia.
Vá, mesmo que o vosso humor e produtividade não esteja em alta e o vosso dia esteja a ser uma sh*t, é preciso fazer qualquer coisa que seja para que pelo menos possam dizer que fizeram algo produtivo. Seja fazer a cama, arrumar roupas, acabar um trabalho, ir às compras... Mesmo que seja um dia menos bom, devemos sempre tentar fazer algo para compensar esse dia. E vocês perguntam, como é que isso me vai organizar o tempo? Bem, não vai propriamente organizar o vosso tempo, mas vai ajudar-vos a não o gastar todo em algo que não é nada produtivo.

(images via Pinterest and WeHeartIt)


Estas são as minhas dicas. Quais são as tuas? :)

Hope you like it!
sandrafaela

You Might Also Like

20 comentários

  1. Great and interesting post :)

    What you think about follow each other (GFC)? Follow me, let me know and I follow you :) We can follow each other on instagram too.
    http://astbakay.blogspot.ru/
    https://www.instagram.com/st_bakay/

    ResponderEliminar
  2. Belas dicas! Achei este post super inspirador. Estava a precisar de ler algo assim para me motivar a ser mais "organizada" no meu dia a dia.
    Beijo
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, me vi em muitas dessas palavras!

    🎄 PS: Em Dezembro Tem post sempre novo no ar! 🎄
    Beijos!!!
    Blog A primeira Casa

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas, com organização tudo fica mais fácil :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Para mim planear é sempre um ponto essencial <3
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito das tuas dica! Vão ajudar me imenso.
    Beijinhos

    Ana & The Blog

    ResponderEliminar
  7. Gostei das dicas, fiz à uns dias um post relacionado com a organização de um dia, neste caso o dia era um Domingo, dá uma espreitadela :)
    ALOVELIEHEART

    ResponderEliminar
  8. Ótimas dicas! Eu preciso tanto de me organizar!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  9. Bons conselhos e dicas.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Sempre com boas dicas adorei e vai ajudar muito algumas pessoas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Adorei as tuas dicas, achei-as super úteis! Eu sou uma preguiçosa, não gosto nada de acordar cedinho :P Ahah.
    beijinhos, The Fancy Cats | Giveaway - Livro Infantil | Giveaway Japan Candy Box

    ResponderEliminar
  12. São dicas que todos deveriam seguir e se manter mais organizados e mais pontuais haha, brasileiro é um tipo de pessoa que a maioria das vezes não se importa com essas coisas kk
    Estou amando seu blog, cheio de posts interessantes e seu blog é lindo! Estou seguindo, curtindo a fan page,e seguindo no google+ e estou com metas para 2016 e peço sua ajudinha para que eu possa cumprir essa meta! Sempre que eu puder, estarei aqui acompanhando todas as novidades! Estou te esperando lá no meu blog com todo o carinho ♥
    Beijos, sucesso sempre! ♥

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderEliminar
  13. otimas dicas!! acho sem dúvida que é bastante importante organizarmos o nosso dia-a-dia de forma a conseguirmos fazer tudo o que está planeado!

    beijinhos
    ropesofpearls.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Olha eu acho que são observações bem interessantes e muito maduras. Algumas delas eu ainda nem consegui experienciar mas há-de chegar o dia! ;) Mas sobretudo o meu maior problema é definir metas diárias inalcançãveis e a minha agenda fica sobrecarregada com coisas desnecessárias! Obrigada pelas dicas!

    CHANEL GIVEAWAY – Le Trendy Charm

    ResponderEliminar
  15. São tudo boas dicas querida. Eu com o trabalho, o blog e uma casa para orientar às vezes é muito difícil e ando sempre a adiantar as coisas, mas enfim!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  16. Pois :( às vezes temos percalços como esses que acontecem mas há sempre forma de contornar. Usar muitas apps para editar não é muito bom porque a foto vai perdendo qualidade, daí eu editar sempre no instagram diretamente :D
    Ohn, e espero que ajudem :3

    Também já falei sobre este tema no blog relacionado com a minha rotina :D Realmente gerir o tempo permite-nos fazer tudo aquilo que queremos. Para mim o dia só "rende" se acordar cedinho :D

    NEW FASHION POST | How To Wear: Over The Knee Boots.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  17. Excelentes dicas :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Concordo, o tempo é das coisas mais preciosas! Tenho a sorte de ser uma pessoa organizada e, por isso, nunca desperdiço demasiado tempo ahah

    www.catmorais.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada por me acompanhares aí desse lado :)

Caso tenhas alguma dúvida basta deixar um comentário e a resposta será dada na caixa de respostas.