Coisas de Rafaela | A Faculdade e os Sonhos

9/25/2017 01:26:00 da tarde


Entrei. Depois de muitos receios e especulações consegui ingressar no curso que pretendia. Não sei se o sentimento que me possui neste momento é de felicidade ou o de medo. Talvez existam ambos em mim. Talvez seja o sentimento que existe em qualquer pessoa numa nova fase da sua vida.
Seguir um novo caminho e prosseguir os estudos foi algo que apenas realizei porque a minha mãe, de certa forma, me incentivou - e quase obrigou - a fazer. Se não fosse ela, admito que não tinha chegado onde cheguei hoje. Como é que eu, tão nova, tão ingénua, achei que seria o suficiente ter o décimo segundo ano. Achei que ir trabalhar aos 18 anos era o que eu queria para mim. Gostava de ter dado uma boa sapatada o meu antigo eu.

Durante estes dois anos, após ter terminado o meu décimo segundo ano, tive experiências únicas. No entanto, nunca senti que a licenciatura fosse algo que eu quisesse para mim. Sempre achei que chegaria apenas uma formação sobre uma área que gostasse e pronto, era isso. Tchhh, mas que ingénua Sandra Rafaela, que seria de ti agora se não tivesses saído da tua área de conforto.
Como já algumas pessoas devem saber, a área da produção dos eventos é sem dúvida aquilo que eu mais quero para o meu futuro. Numa limpeza às minhas velharias, encontrei todas as minhas credenciais de eventos que já fiz como voluntária e como estagiária e, bem... Lá escorreu uma pequena lágrima. É incrível trabalhar em algo que nos dá prazer e paixão em fazer porque estamos a criar algo com amor, somos felizes nisso. 

Agora que ingressei na faculdade - à séria - estou com um duplo sentimento. É uma mistura de 'preciso disto para saber mais sobre o que quero para o meu futuro' com 'será que consigo? não me sinto capaz'. Engraçado como uma simples cadeira de faculdade nos pode assombrar e fazer chegar a um nível de desespero surreal. Falo por mim. Nunca fui uma pessoa de números; muito menos números com letras pelo meio. E, neste momento, num curso que engloba a gestão, sinto-me um pouco de pés atados porque não sei o que me espera ao certo e o medo de falhar é gigantesco. Acho que já descobri qual é o bicho-papão que me assombra.
Apesar disto, tento mentalizar-me de que não sou a primeira a tentar, não sou a primeira a falhar nem a primeira a conseguir... Se será com falhas ou não, não sei. O importante é que me consiga focar nos meus objectivos e tente superar todos estes obstáculos para que no final diga que saí vitoriosa desta etapa da minha vida.

"Sonhos e planos só têm valor quando saem do papel". Nunca pude concordar tanto com esta frase como neste momento. Não adianta falar de sonhos e de imaginar o quão bom seria fazer isto e aquilo se não formos atrás disso. E não é ir atrás e na primeira tentativa falhada desistir. É ir com garra, de unhas e dentes e focar no essencial, os vossos sonhos e os vossos planos! Sei que já falei disto inúmeras vezes e quem me conhece sabe que posso falar horas e horas deste assunto mas, por favor, parem de imaginar e lutem por aquilo que querem. Tento manter os meus goals bem assentes na terra e alcançáveis mas também tento sonhar um pouco e ir atrás disso.  
Entrar na licenciatura sai, de todo, da minha zona de conforto. Não só porque exige muito de mim mas também porque, como já disse, tem aqueles números todos que me assombram. São essenciais para a minha futura carreira profissional que ambiciono, mas assombram, muito! 
Mas afinal, de que adianta viver se não levarmos com estes receios? Era bom demais ter tudo de mão beijada.
Só quem luta pelos seus sonhos é que sabe o quão gratificante é chegar ao final do dia com um sorriso no rosto por todo o esforço ter valido a pena.

You Might Also Like

9 comentários

  1. Boa sorte para esta nova fase!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Parabéns! =D também entrei de novo para a faculdade e acredita que vão ser anos muito importantes na tua vida! Eu mal posso esperar por repetir a experiência! =D

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  3. Desejo-te a maior das sortes para esta nova etapa da tua vida! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns!
    E muito boa sorte.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns :D Espero que corra tudo bem.
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. boa sorte querida! vais ver que vai ser uma experiência imensamente enriquecedora.
    Aproveite bem estes anos, vive, conhece, não stresses em demasia e vai correr tudo bem :)

    beijinhos
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  7. "Sonhos e planos só têm valor quando saem do papel"
    Se há coisa que me irrita são pessoas que não correm atrás dos seus sonhos e objetivos. Adorei o teu texto e penso como tu!
    Beijinhos ♡
    BLOG | FACEBOOK | CANAL

    ResponderEliminar

Obrigada por me acompanhares aí desse lado :)

Caso tenhas alguma dúvida basta deixar um comentário e a resposta será dada na caixa de respostas.