TIPS || Healthy Hair/Cabelo Saudável

2/01/2017 05:20:00 da tarde

Todos nós sonhamos em sair de casa com um cabelo perfeito como se estivéssemos a acabar de sair do cabeleireiro. A verdade é que com pequenos descuidos podemos prejudicar gravemente o nosso cabelo sem ter a noção disso.
É necessário ter-se cuidados específicos para conseguir manter a saúde, brilho e vida dos cabelos em qualquer estação do ano, visto que independentemente da estação, os cabeços necessitam de cuidados especiais para estarem sempre hidratados e com vida.
Sendo assim tirei o meu dia para fazer pesquisas sobre este tema e fiz uma seleção das melhores dicas para vocês terem um cabelo saudável e bonito.
Antes demais tenho a dizer que não sou nenhuma profissional no assunto, todas as minhas dicas são com base em pesquisas.


1. Aprende a respeitar a natureza do teu cabelo.
Para manter o cabelo saudável, temos de aprender a gostar dele tal como ele é. Se assim não for, estaremos sempre a pintar, a fazer alisamentos, a fazer isto e aquilo, o que prejudica imenso os nossos cabelos.

2. Hidratar, hidratar, hidratar.
A hidratação é sem dúvida um dos pontos chave para um cabelo saudável. Aconselho a fazerem uma máscara pelo menos uma vez por semana. Antes de lavar o cabelo, aplicam no cabelo seco e deixam atuar durante 20/30 minutos.

3. Muda a forma de pentear.
Algo que aprendi e desconhecia. A maioria de nós escova o cabelo da raiz para as pontas, quando devia ser totalmente o contrário pois desta forma parte-se mais facilmente o fio capilar. Portanto deve-se sempre começar pelas pontas e ir subindo à medida que o cabelo vai ficando desembaraçado e sem nós. Para isto também é necessário ter-se uma boa escova de cabelo!

4. Lavar menos o cabelo.
Acho que já não é novidade para ninguém que lavar muitas vezes o cabelo é super mau para ele. A água faz com que o fio capital aumente o seu tamanho temporariamente, o que força a cutícula. Ora repetindo o processo nas imensas vezes que lavamos o cabelo vai quebrar os fios (e originar as pontas espigadas).
Portando, evitar lavar a cabeça demasiadas vezes (tentar lavar duas a três vezes por semana no máximo) e usar um champô seco para ajudar no controle da oleosidade.

5. Escolher um bom champô.
Não tem nada que saber, escolher um champô adequado para o nosso cabelo é uma das coisas mais importantes relativamente a mantê-lo saudável. Também é aconselhado que se tenha sempre dois champôs diferentes pois o nosso cabelo pode ter necessidades distintas.

6. Usar sempre condicionante.
Ora outra dica que não é novidade para ninguém. O condicionante deve-se usar sempre no fim da lavagem do cabelo. Este tem como funções amaciar o cabelo e aumentar o brilho, sendo que é um aliado indispensável contra o calor do secador e do ferro de alisar pois cria uma espécie de película protetora à volta do fio. Deve-se deixar sempre o condicionar no cabelo molhado durante cinco minutos antes de passar à fase de enxaguar. Os resultados são notáveis.

7. Proteger o cabelo do calor.
Evite ao máximo usar o ferro de alisar o cabelo sem aplicar um bom protetor antes pois o alisamento é um dos maiores ataques à saúde do cabelo. Além da hidratação, a proteção térmica também é fundamental.

8. Evitar o secador.
Deve-se evitar ao máximo usar secadores pois estragam imenso o cabelo, portanto deve-se tentar sempre que possível secar os cabelos ao natural. Se não houver tempo para isso usa um quick-dry spray.

9. Troca a toalha por uma tshirt antiga.
Uma tshirt de algodão é sempre mais suave do que qualquer toalha portanto é mais indicado para secar o cabelo. O material é menos agressivo para a cutícula. O cabelo deve ser sempre enxaguado com cuidado e nunca friccionado com toalhas.

10. Óleos.
São os melhores aliados dos cabelos porque tratam de nutrir e hidratar ao máximo e não têm químicos. O óleo é ótimo por exemplo para aplicar durante a noite se planearem lavar o cabelo na manhã seguinte. Deve-se repetir o processo uma vez por semana e aplicar mais nas pontas do que no comprimento do cabelo (nunca na raiz).


Hope you like it!
With love, sandrafaela

You Might Also Like

7 comentários

  1. Tal e qual :o Foi exatamente isso que eu pensei!

    Já fiz um post super idêntico aqui há uns tempos e não poderia concordar mais :D trocar a toalha por t-shirt de algodão foi o que de melhor fiz :D a diferença é incrível!

    NEW OUTFIT POST | 10 FACTS ABOUT ME.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Fiquei confusa: como é que penteamos o cabelo das pontas para a raiz? Vai ficar um bocadinho embaraçado não? ahah! Nunca tinha ouvido falar desta dica :)

    E. ♥ meetmeforbreakfast.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Óptimas dicas! Por acaso nunca tinha ouvido falar nisso de trocar a toalha por uma t-shirt de algodão, acho que tenho de experimentar esse truque!

    Beijinhos
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que óptimas dicas, algumas delas já sigo outras nem tanto.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas, é realmente importante conhecer-mos o nosso cabelo e saber como se adequa aos produtos que compramos!
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  6. Ótimas dicas! Sigo algumas! Incluindo, há anos que uso uma t-shirt em vez de toalha no cabelo :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  7. Excelentes dicas, eu ando a tentar adoptar uma nova rotina, visto que o meu cabelo passou recentemente por uma descoloração :)

    Beijinhos
    Dash of Wonder

    ResponderEliminar

Obrigada por me acompanhares aí desse lado :)

Caso tenhas alguma dúvida basta deixar um comentário e a resposta será dada na caixa de respostas.