Coisas de Rafaela | Sobre ser diferente

9/14/2017 05:11:00 da tarde


Um dos temas que mais gosto de reflectir é sobre ser-se diferente. Coloco-me a mim mesma essa questão vezes sem conta: Mas afinal o que é ser diferente?
Quando era mais nova sempre tentei ser igual a todos os outros, com medos e receios de ser julgada porque até gostava de brincar às escondidas ou porque admirava um determinado filme. Com o passar dos tempos, não fui propriamente julgada pois chegámos a uma fase que todos temos noção de que nem toda a gente tem os mesmos gostos, mas, se gostasse deste ou daquele tipo de música as pessoas ficavam a olhar duas vezes para mim do género: tu és normal?
Penso que neste momento, com a minha idade, isso já não acontece, mas permitam-me fazer-vos reflectir sobre este assunto e digam-me, já foram julgados na vossa fase de criança ou adolescente porque gostavam de algo que os vossos colegas não gostavam?
O que é certo é que muitos de nós nos deixamos guiar pelos padrões da sociedade. As modas vêm e nós seguimos os seus passos sem ver que nos tornamos clones. Os mesmos gostos musicais, os mesmos filmes, os mesmos ténis, casacos e bolsas. Chega então uma fase em que tudo se torna tão igual e banal, que ver alguém diferente é uma catástrofe para algumas pessoas.

Neste momento é comum passarmos na rua - mais na cidade, nas vilas ainda não se vê tanto disso - e vermos alguém de cabelos rosa, verde ou azul. É comum encontrarmos raparigas e rapazes de mãos dadas super felizes. É normal que alguém tenha muitas tatuagens e piercings. À uns anos para cá, sei que ver isso era assustador, bizarro. Se alguém passasse por nós dessa forma, o mais certo era haver sempre alguém a dizer "parece um palhaço". Sei que ainda agora existem imensas pessoas incapazes de aceitar estas diferenças. Se alguém assim se cruzasse pelos meus avós acho que o mais provável era começarem a julgar e a dizer para não entrar na igreja.
Para mim, ser diferente é ser especial. Se formos felizes de mãos dadas com uma rapariga, que assim seja. Se eu gostar de me ver de cabelo verde, óptimo! Penso que cada um tem o direito de ser feliz do jeito que quiser. Se só temos esta oportunidade de ter uma vida fantástica e da forma como nós desejamos, porque não fazê-lo? Obviamente que se o teu sonho é trabalhar num determinado local mas não aceitam aquela tatuagem que tu queres tanto fazer, vais ter de optar por uma das decisões. Admito que ainda me faz um bocadinho de confusão em certos locais termos pessoas com muuuitas tatuagens e piercings a trabalhar, mas só em alguns sítios. Nos dias de hoje e daqui em diante, iremos ter cada vez mais liberdade para sermos da forma que queremos.

Como falava inicialmente, ser diferente não é algo de errado. Vamos imaginar um grupo de pessoas iguais, com os mesmos gostos musicais, forma de vestir idêntica e pensamentos comuns, vocês gostariam de encontrar aí a vossa cara metade? Ou, talvez, conhecer do acaso. Talvez uma pessoa que até está num banco de jardim a ler, calmamente, e nos seus headphones está a ouvir metal. Sei lá, existem tantas pessoas diferentes tão interessantes de se conhecer e tão especiais. Basta ser capaz de abrir bem os olhos e ver que, afinal, o mundo é bonito assim, sem cópias e com cores e pensamentos diferentes em cada canto.
É mágico pensar que podemos marcar a vida de alguém por sermos diferentes, porque somos especiais e porque ninguém, jamais, poderá ocupar o nosso lugar.

"Fotografia da minha autoria. Por favor, não utilizar sem autorização prévia."

You Might Also Like

31 comentários

  1. Gozavam sempre comigo por ouvir música mais para o rock e metal, e não os pops clássicos... Hoje são as raparigas que usam camisolas de bandas sem conhecerem :p
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho de me meter neste comentário, se há coisa que me faz confusão é exatamente essas raparigas usarem t-shirts de bandas só porque é "fixe" sem saberem sequer alguma música da banda em causa! -.-

      Eliminar
  2. Adorei esta reflexão, sem dúvida alguma! Felizmente, já vivemos num mundo em que ser diferente já não é tão colocado de parte, mas ainda acontece! Mas não podemos ter receio de sermos diferentes, ser diferente é bom! Adorei. Parabéns, mais uma vez!
    Beijinhos,

    https://whaaatifni.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto bastante de ser diferente! É algo que me orgulho de ser!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  4. Verdade. Ser diferente não é mau, se fossemos todos iguais nada tinha piada mas há pessoas que ainda hoje não entendem isso, que cada um tem os seus gostos seja de música, livros, filmes etc.

    ResponderEliminar
  5. Eu tive o cabelo de todas as cores, tive muitos piercings e hoje não tenho nenhum. Ser-se humano não tem muito a ver com ser-se diferente, a meu ver. O que falta é bom senso e amor no coração das pessoas. Somos todos diferentes, todos únicos, mas todos iguais. Ou pelo menos devíamos ser tratados como tal <3 beijinho

    www.keke.pt

    ResponderEliminar
  6. Concordo bastante contigo. Acho que ser diferente é bom e cada vez se vê mais isso, o que é fantástico!! As pessoas normalmente têm receio de ser diferente por serem gozadas ou menos prezadas mas acho que hoje me dia essa mentalidade está a mudar. Aos "diferentes" só tenho de aplaudir pela coragem que têm por nao se importarem com a opinião dos outros e fazer, e usar, o que gostam!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow Instagram

    ResponderEliminar
  7. adorei o post linda
    honestamente eu digo muito a mim propria que quero ser diferente e que vou ser diferente mas sempre que saio um pouco da minha zona de conforto ou que estou muito mais arrojada do habitual fico desconfortável e só isso já me mete imensa confusão, acho que tenho de trabalhar mais nisso
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post! :)

    www.aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro ser diferente! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Adorei o texto e ser diferente é bom, é cativante e deixa-nos curiosos!!

    Passa pelo blog e participa no mega sorteio, tenho a certeza que vais adorar. E prometo que é super simples!! Acaba hoje....

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/mega-sorteio-de-regresso-as-aulas.html?fref=gc&dti=274624112601508

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Age como és. Sê como és. Só tu tens o poder de saber quem és. O resto é treta!
    És linda <3

    Beijinhos, A Namastê

    ResponderEliminar
  12. rapariga ainda hoje com 27 anos sou julgada por gostar de coisas que as pessoas nao consideram "normais" tais como hello kitty e musica coreana xD as pessoas julgam sempre o que é muito triste
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  13. Hello!! I love your blog !! your posts are really very interesting !! I wait in my blog, I have just published a New post! Please, follow me ❤️
    http://loryschannelmakeupandbeauty.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  14. Ser diferente é esspetacular! ♥
    https://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito desta reflexão. O importante é sentirmo-nos bem conosco, independentemente de sermos idênticos ou não aos padrões da sociedade.
    Beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde, como vai?
    Que reflexao maravilhosa, pois ser diferente é muito bom pois igual já tem muitas por isso. continue assim com esse pensamento.
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderEliminar
  17. Eu especialmente quando era mais pequena comportava-me de maneira igual aos outros mesmo que fosse contra aquilo que eu acreditava hoje sei que isso é totalmente errado.
    Aceitei-me como sou e respeito-me imenso.
    Adorei este post, está mesmo muito bom, os meus parabéns!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Não é nada fácil ser-se diferente, infelizmente. Mas o melhor é ignorar o que os outros pensam ou dizem e seguir em frente, eu pessoalmente sempre preferi ser diferente do que fingir gostar do que nao gosto ou ser aquilo que não sou. Gosto muito de ser diferente :)
    Beijinhos :)
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Great post!
    Can you follow me? I follow you :)

    Have a lovely day!
    murasakiiroanu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Mesmo, senti muito isso, especialmente quando era mais nova e ouvia música que ninguém ouvia na altura! E coisas do género sem jeito nenhum, que se fosse hoje não ligava nenhuma porque pronto, somos todos diferentes e únicos! <3
    R: Se provares os tais figos da índia depois diz se gostas eheh :P
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  21. Cada um é diferente à sua maneira e isso é que nos torna especiais! Gosto muito deste género de posts e da foto, claro :p
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Ser diferente é ir contra a sociedade padronizada por gostos e comportamentos não é fácil. O mais importante é aceitarmo nos a nós.
    Xoxo

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. well i feel awesome and i feel different kiss mee hehhe...
    wpthemesfree.website best wordpress themes free download

    ResponderEliminar
  24. Eu sempre tive a tendência em esforçar-me por ser diferente de todos os outros. Mesmo em criança, nunca quis ser como todos os outros e sei que era julgada, só pelos olhares que me deitavam percebia isso, mas nunca quis saber muito disso. Olho para grupos de pessoas que, como tu dizes, são autênticos clones uns dos outros. Posso até aderir a tendências, mas é porque gosto delas e realmente me agradam, não porque é uma tendência e toda a gente usa.
    Porém também gosto de pensar que acabamos por ser todos diferentes e únicos de uma forma ou outra, apenas que alguns tem mais dificuldade em mostrar o quão diferentes realmente são, mas na minha opinião, não há problema nenhum em sê-lo. Por outro lado, é algo bom, vamos dar diversidade a este mundo e ver em cada pessoa alguém verdadeiramente interessante de conhecer.
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. acho que às vezes as pessoas estão tão empenhadas em ser diferente que se tornam todas iguais. O importante é sermos sempre nós próprios, e não fazer alguma coisa só para ficar bonito!

    ResponderEliminar
  26. Gostei muito da tua reflexão!
    As pessoas vão nos julgar sejamos diferentes ou não, quem julga arranja sempre qualquer coisa para o fazer! Por isso, mais vale termos a coragem de assumir quem somos, seja isso o que for, porque senão só estamos a passear pela vida, em vez, de a vivermos em pleno!

    beijinho querida
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  27. Adorei o post! :)

    www.aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por me acompanhares aí desse lado :)

Caso tenhas alguma dúvida basta deixar um comentário e a resposta será dada na caixa de respostas.